segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sarau literário - Lançamento do livro "Academia WBS de Letras"

     Os poemas apresentados na coletânea são o resultado da ação “Academia de Letras WBS”, promovida pela Organizadora Aline Calixto de Oliveira, com o apoio do Projeto Jovem do Futuro.
A “Academia de Letras WBS”, realizada ao longo do ano de 2012, é um dos projetos voltados ao incentivo à leitura e à produção de texto na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva (Campo Grande, MS).

     Ao longo da execução deste projeto, priorizou-se, por meio da análise de poesias, o desenvolvimento de uma leitura de mundo e de uma habilidade comunicativa crítica, libertária e desautomatizada de nossos estudantes. O maior objetivo deste trabalho é o de formarmos sujeitos autônomos na compreensão e no diálogo para com a realidade em que vivem.
      O livro apresenta-se, acima de tudo, como um espaço dedicado especialmente à voz do aluno – um espaço no qual sua ideia pode ser lida, difundida, registrada e valorizada por membros internos e externos à comunidade escolar.
Reúnem-se, na coletânea, uma seleção de poemas voltados a diversas temáticas: desde os devaneios e a metalinguagem poética dos jovens autores até saudações e homenagens aos seus respectivos “Patronos”, figuras que constroem o cenário do universo literário brasileiro – Machado de Assis, Clarice Lispector, Vinícius de Moraes, Ruth Rocha, Manoel Bandeira, Manoel de Barros, dentre outros.
 

      Vale ressaltar então que, para que esta publicação viesse a acontecer de maneira satisfatória, exploramos ao máximo potencial criativo destes estudantes e exigimos nada menos que o melhor que cada um deles poderia oferecer.
A ideia primordial deste projeto é de que este seja o início de uma bela e longa trajetória poética de cada um destes nossos jovens e talentosos escritores.










Nenhum comentário:

Postar um comentário